Categories: HistóriaNotícias

Barcelona | 1988-1996. A era do time dos sonhos o ‘Dream Team’

A partir de 1988, com Cruyff como técnico, o Barcelona voltou a ser associado ao excelente futebol e ao sucesso esportivo, a era do time dos sonhos o ‘Dream Team’. O conselho de administração presidido por Josep Lluís Nuñez concentrou-se em formar uma equipe que despertasse entusiasmo e apresentasse bom desempenho. O Camp Nou começou a encher novamente.

O FC Barcelona conquistou quatro campeonatos consecutivos da Liga Espanhola, entre 1990 e 1994. A conquista da Copa da Europa em 1992 foi o auge deste período, caracterizado pelo estilo de jogo e ataque de um toque e pela mentalidade vencedora dos jogadores de Cruyff.

Conhecidos como o ‘Time dos Sonhos’ do futebol europeu, os seguintes jogadores inesquecíveis entraram na história do clube: Zubizarreta, Bakero, Begiristain, Laudrup, Koeman, Stoichkov, Romário, Eusébio, Nadal, Guardiola, Amor, Juan Carlos, Ferrer, Nando , Julio Salinas, Serna, Alexanko e Goikoetxea .

Liderada pela dupla CruyffRexach, a equipe finalmente traçou uma linha sob seu passado conturbado; O Barça se tornou um dos maiores clubes do futebol mundial.

O RETORNO DE CRUYFF

“Conheço o clube e não quero que a história se repita. Se queremos que as coisas mudem, precisamos mudar a história ”. Essas palavras colocaram em movimento a era de Cruyff, marcada por uma mudança de filosofia. As táticas da equipe foram modificadas para incorporar o “futebol total” do técnico holandês Rinus Michels. O gerenciamento de equipe também mudou, tornando-se de responsabilidade exclusiva do gerente. Com Cruyff, o Barça passou por uma época gloriosa. O histórico de Cruyff inclui uma Copa da Europa, quatro campeonatos da Liga Espanhola, uma Copa dos Vencedores de Copas, uma Copa del Rey e quatro Supercopa da Espanha. Ele também foi responsável por introduzir “rondos” (um círculo de jogadores passa a bola um para o outro, enquanto um no centro tenta pegá-la) nas sessões de treinamento da equipe.

COPA DOS TERCEIROS VENCEDORES DA COPA EUROPEIA

Em 10 de maio de 1989, gols de Salinas e López Rekarte levaram o FC Barcelona a uma vitória por 2-0 contra a UC Sampdoria, de Gênova. Mais de 25.000 apoiadores viajaram para a Suíça para apoiar a equipe. O novo Barça de Cruyff levou para casa a terceira Copa dos Vencedores de Copas do Clube. Após anos de desilusão, os torcedores voltaram para Canaletes e Plaça Sant Jaume para comemorar a vitória do time de futebol.

DESIGUALDADE DE MIGUELI

Migueli ocupa um lugar privilegiado na história do clube, sendo o segundo jogador que mais usa a camisa do Barça (553), derrotado por Xavi. Ele também foi um dos melhores zagueiros que já jogou pelo FC Barcelona. Em 5 de setembro de 1989, ‘Migueli’ usava as cores do Barça pela última vez em uma vitória do Barça contra a seleção búlgara de futebol. Migueli jogou pelo FC Barcelona pela última vez após dezesseis temporadas, ao lado de figuras lendárias como Cruyff (que marcou um gol) e Rexach.

LEIA TAMBÉM:

Futbol Club Barcelona

Lucas Grigório

Fundador do Coluna Barcelona, apreciador do bom futebol, amante da magia do Barça, jornalismo esportivo.

Recent Posts

Qual número Vitor Roque usará no Barcelona?

Vitor Roque chegou ao Barcelona e em breve será apresentado como o mais novo membro da…

2 semanas ago

Puma pretende substituir Nike como patrocinadora do Barcelona

O Barcelona e a Nike têm uma relação de longa data, com a empresa americana…

2 semanas ago

Barcelona | Bernardo Silva sai em defesa de João Félix

Bernardo Silva saltou em defesa do companheiro de seleção de Portugal, João Félix, e diz…

2 semanas ago

Sergi Roberto e Marcos Alonso pretendem deixar o Barça em junho

Sergi Roberto e Marcos Alonso agora podem negociar livremente com qualquer clube a partir da…

2 semanas ago

Barcelona teme que Pedri perca a Supercopa da Espanha devido a lesão

O Barcelona teme que Pedri possa perder a Supertaça da Espanha devido à lesão que…

2 semanas ago

Barcelona quer oferecer extensão de contrato a Marc Guiu

O Barcelona está planejando estender o contrato ao jovem atacante Marc Guiu. Guiu tem 17…

2 semanas ago