A ideia de uma Superliga Europeia está em cima da mesa há muito tempo, mas parece estar ganhando força. Os grandes clubes da Espanha, Inglaterra, Alemanha e França deram sua aprovação a uma nova competição que não terá início antes de setembro de 2022.
O modelo da competição seria muito semelhante ao da NBA, com jogos em casa e fora de casa entre 18 participantes. Embora essa quantidade de times seja a ideia inicial, ainda não está claro se haverá 18 times para definir, já que mais clubes com potencial estão interessados em fazer parte deste novo projeto elitista.
Na Inglaterra, eles informam que Real Madrid e Atlético de Madrid, junto com o Barça, entrariam na competição. PSG, Inter, Bayern, Liverpool, Manchester United e Manchester City também estão entusiasmados com a ideia. A FIFA também considera uma grande iniciativa, embora a UEFA seja contra a competição, que estaria em conflito com a Liga dos Campeões e a Liga Europa.
A aceitação dos catalães de uma vaga na competição ainda não foi ratificada, algo que terá de acontecer na próxima AGM. O que está em curso é que o JP Morgan seria o principal investidor, gerando mais receita para os clubes participantes.
Vale lembrar que o presidente da La Liga, Javier Tebas, acha a ideia uma farsa e disse isso nas redes sociais após o anúncio de Bartomeu ontem, terça-feira (27).
LEIA TAMBÉM: