O Barcelona sempre foi um anfitrião de polêmica no mundo do futebol, mas nas notícias de última hora, o ex-presidente Josep Maria Bartomeu foi preso devido ao seu envolvimento no escândalo do BarçaGate. Além disso, o presidente executivo do clube, Oscar Grau, o ex-assessor da presidência Jaume Masferrer, e o assessor jurídico-chefe Roman Gomez Ponti também foram presos pela polícia catalã.
O escândalo do BarçaGate ocorreu durante o tempo de Bartomeu no clube, onde a administração era suspeita de pagar a empresa de relações públicas I3 aventuras para limpar a imagem de Bartomeu online enquanto depreciava a imagem dos atuais e ex-jogadores que jogaram sob o infame presidente.
Inicialmente, o Barça e o I3 negaram as acusações e um relatório na sequência de uma auditoria realizada pela PrincewaterhouseCoopers (PwC) concluiu que o clube não participou em nenhuma campanha difamatória contra qualquer indivíduo. A empresa também não encontrou evidências de corrupção financeira ou lavagem de dinheiro feita pelo presidente e seu conselho.
Porém, parece que a situação mudou hoje. A polícia catalã chegou aos escritórios de Camp Nou esta manhã para procurar documentação relacionada com a investigação do BarçaGate. Eles saíram dos escritórios há meia hora e chegaram na casa de Josep Bartomeu e o prenderam de lá.


